Regulamento da OQSP 2023

 

Objetivos da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo OQSP 2023

A Seção Regional de São Paulo da Associação Brasileira de Química, ABQ-SP, promove, no período de outubro de 2022 a junho de 2023 a Olimpíada de Química do Estado de São Paulo – OQSP 2023, com os seguintes objetivos principais:

1

promover o interesse dos estudantes de Ensino Médio pela Química e suas interrelações com as demais ciências e a sociedade;

2

atrair jovens talentos para formação e futura carreira em Química, Engenharia Química, bioquímica, farmácia, ciências ambientais, ciência dos materiais e áreas correlatas, importantes para a indústria e a academia;

3

premiar e selecionar anualmente dezenas de estudantes do Estado de São Paulo para a Olimpíada Brasileira de Química, via de acesso à Olimpíada Internacional de Química e à Olimpíada Ibero-americana de Química;

4

aprimorar a imagem que a sociedade tem da contribuição da Química para a qualidade de vida e sustentabilidade;

5

facilitar a aproximação da Universidade com os estudantes e professores do ensino médio.

A OQSP destina-se exclusivamente a estudantes matriculados em escolas no Estado de São Paulo e se desenvolve em duas fases, detalhadas a seguir.

Fase I: Redação

Redação: Elaboração, Seleção e Inscrição

[realizada na Escola]

Estudantes do ensino médio ou mesmo talentos do ensino fundamental podem participar com redações individuais ou preparadas em grupos de até 5 membros, situação em que, se a redação for selecionada na Fase II, somente o 1º autor participará da Fase II: Final. O tema da OQSP 2023 é “VIDROS: DA QUÍMICA BÁSICA ÀS APLICAÇÕES TECNOLÓGICAS” e as redações dissertativas-argumentativas deverão estar em conformidade com a Orientação para a Elaboração da Redação (vide modelo para elaboração de redação). Os autores devem dar atenção especial aos seguintes aspectos que serão levados em conta pelos avaliadores: a originalidade das ideias, a observação de experimentos próprios ou em vídeo, a observância do estilo dissertativo-argumentativo, o nível de embasamento, a coerência do texto, a precisão de linguagem e a bibliografia. As redações não devem exceder 4 páginas de tamanho A4 (210 x 297 mm), com margens de 2 cm, espaçamento 1 a 1,5 entre as linhas e fonte de tamanho 11 ou 12 . Só poderão ser incluídos desenhos, figuras ou fotos feitas pelo(s) autor(es) ou copiadas de fontes que permitam a reprodução (p.ex., licença CC – Creative Commons, usual na Wikipedia) e que sejam identificadas na redação. Se o texto contiver citações breves “entre aspas”, a referência bibliográfica tem que ser fornecida, tal como para materiais consultados para a elaboração de cada trecho da redação.

Cabe aos dirigentes das escolas, com a ajuda do(s) professor(es), especialmente o(s) de química, promover a divulgação da OQSP, incentivar a participação, proceder à classificação das redações segundo os critérios acima e efetuar a inscrição (gratuita) de até cinco redações por escola ou colégio (ou unidade com CNPJ próprio). Destas 5 redações, até três devem ser de estudantes matriculados em 2023 na 2ª série ou anterior e duas de estudantes matriculados em 2022 na 3ª série do ensino médio (ou 4º do ensino técnico). A inscrição de cada redação deverá ser efetuada diretamente no site da OQSP por um professor de Química/Ciências, dirigente ou coordenador de curso da Escola.

Antes de efetuar a inscrição, os autores e os responsáveis deverão concordar com os termos do regulamento. Serão aceitas somente redações inscritas e recebidas até a data limite fixada no calendário oficial.

Fase II: Inicial

Seleção de Finalistas

[realizada pela ABQ-SP]

A Comissão Julgadora designada pela ABQ-SP examinará as redações sem identificação, fará a seleção de 85 redações com autores que em 2023 estejam na 2ª série ou anterior e 65 de 3ª série (ou 4º do técnico) e destacará de 10 a 20 para publicação no site da OQSP. O resultado da seleção de redações será publicado sob forma de lista de 150 autores habilitados para a prova da Fase II: Final sendo que, para redações elaboradas em equipe, somente o 1º autor (autor principal) constante no formulário de inscrição será habilitado. Atendendo ao regulamento da OBQ, o nome da Escola constante no formulário de inscrição na Fase II não poderá ser substituído em caso de transferência do estudante para outra instituição de ensino.

A relação de estudantes habilitados a participar da Fase II: Final será publicada em 2023 no site da OQSP, sendo a lista composta por:

  • 150 estudantes selecionados com base nas redações (85 de 2º série ou anterior e 65 de 3º ou 4º do técnico).
  • 100 estudantes melhor classificados pela seletiva estadual (fase I – OBQ, com prova on-line) . Destes, 60 serão de 2º série ou anterior e 40 de 3º série ou 4º do técnico;
  • 40 “treineiros” da FUVEST-2023 inscritos nas carreiras de Exatas ou Biológicas com melhor desempenho na prova da 1ª Fase e nas questões de química da prova do 2º dia da 2ª Fase (20 inscritos em vagas de ampla concorrência e 20 em vagas de Escolas Públicas ou PPI);
  • 8 paulistas indicados pelo Torneio Virtual de Química (TVQ) (IQ-Unicamp);
  • 4 paulistas indicados pela Olimpíada Regional de Química (ORQ) (FFCLRP-USP).

 

Todos os habilitados interessados deverão preencher o formulário de confirmação de participação na Fase II: Final, disponível no site da OQSP, no prazo fixado no calendário. O envio do formulário implica na concordância dos estudantes, seus responsáveis legais e dirigentes de escola com todos os termos deste regulamento, inclusive:

  1.   o deslocamento do estudante e acompanhante ao local da Prova na Universidade de São Paulo e a participação na Prova e demais atividades se dão por conta e risco do estudante e seus responsáveis legais;
  2.   a Prova Final da OQSP será realizada num sábado da 1ª quinzena de junho, servindo de orientação para os estudos os programas apresentados para as modalidades ‘A’ e ‘B’ da OBQ no endereço obquimica.org
  3.  a ABQ-SP e os apoiadores e patrocinadores da OQSP estão autorizados a registrar e divulgar imagens e nomes de finalistas e demais envolvidos no evento, de forma irrevogável e gratuita, por qualquer meio ou forma de comunicação.
  4.  atendendo ao regulamento da OBQ, o nome da Escola constante no formulário de confirmação de participação na Fase II não poderá ser substituído, em caso de transferência posterior do estudante.

Fase II: Final

Prova de Conhecimento e Raciocínio, Seguida de Premiação

[realizada na USP]

Os estudantes habilitados e que enviarem à ABQ-SP o formulário de confirmação de participação deverão seguir as orientações enviadas por e-mail e comparecer munidos de documento de identidade com foto ao Instituto de Química da USP, Cidade Universitária, São Paulo, na data e horário determinados no calendário e programa da Fase II: Final da OQSP. Aos finalistas participantes presentes serão conferidos Certificados de Participação na Fase II: Final, extensivos aos coautores (se houver) e professores de química dos autores de redação. A Fase II: Final poderá ser precedida da apresentação de experimentos demonstrativos e/ou vídeos preparatórios para a Prova.

As provas sem identificação serão corrigidas imediatamente pela Comissão Julgadora, composta exclusivamente por Doutorese Doutorandos em Química ou áreas correlatas. A nota da prova determinará a classificação para a atribuição de medalhas.

Na premiação da OQSP serão atribuídas 6 medalhas de ouro, 14 de prata e 30 de bronze aos participantes de 3ª série/4º do técnico e 10 medalhas de ouro, 20 de prata e 40 de bronze para os de 2ª série ou anterior, totalizando 120 medalhas. Prêmios acompanharão as medalhas de ouro, inclusive o “Prêmio Prof. Geraldo Vicentini” ao 1º colocado da 2ª série (ou anterior) e o “Prêmio Prof. Ivano Gutz”, ao 1º colocado da 3ª série. Oito prêmios adicionais serão atribuídos: Prêmio “Mulheres para a Química” (um para a estudante que melhor se classificar entre as de 3ª série e outro para a estudante melhor classificada entre as de 2ª série (ou anterior)) e “Prêmio Destaque Escolas Públicas” para os 3 finalistas oriundos de escolas públicas do Estado de São Paulo que melhor se classificarem entre os participantes de 3ª série e para os 3 finalistas mais bem classificados entre os de 2ª série (ou anterior).

A ABQ-SP se incumbirá de inscrever na Olimpíada Brasileira de Química, OBQ, os 120 estudantes que conquistarem medalhas na OQSP (salvo mudanças no número definido pela OBQ), devendo cada um deles juntamente com seus responsáveis legais ler atentamente o regulamento da OBQ disponível em obquimica.org e, se não concordarem integralmente com o mesmo, solicitar à ABQ-SP cancelamento da inscrição.

Observações Importantes

1

A inscrição nas distintas fases da OQSP é gratuita; o deslocamento ao local da prova (IQ-USP) e a participação se dão por conta e risco dos inscritos e seus responsáveis.

2

As notas das redações não serão publicadas; as notas da prova escrita da Fase II: Final serão afixadas após a premiação, identificadas somente pela senha do finalista; as provas não serão revistas, mostradas aos participantes ou devolvidas. A lista dos medalhistas e premiados, assim como fotos do evento serão veiculadas no site da OQSP, podendo ser reproduzidas por outros veículos de comunicação, com citação da fonte.

3

As omissões ou dúvidas deste regulamento serão dirimidas pela Comissão Organizadora da OQSP, que também se reserva o direito de alterar datas ou locais, suspender o evento por motivo de força maior e acatar às decisões da OBQ, OIAQ ou IChO que impliquem em alterações deste regulamento; as eventuais mudanças, assim como as demais informações, serão divulgadas no site da OQSP.