Regulamento da OQSP 2026
Objetivos da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo OQSP
A Seção Regional de São Paulo da Associação Brasileira de Química, ABQ-SP, promove, no período de outubro de 2025 a junho de 2026, a Olimpíada de Química do Estado de São Paulo – OQSP 2026, com os seguintes objetivos principais:
1
Promover o interesse dos estudantes do Ensino Médio pela Química e suas interrelações com as demais ciências e a sociedade;
2
Atrair jovens talentos para formação e futura carreira em química, engenharia química, bioquímica, farmácia, ciências ambientais, ciência dos materiais e áreas correlatas, importantes para a indústria e a academia;
3
Premiar e selecionar anualmente dezenas de estudantes do Estado de São Paulo para a Olimpíada Brasileira de Química, via de acesso à Olimpíada Internacional de Química e à Olimpíada Ibero-americana de Química;
4
Aprimorar a imagem que a sociedade tem da contribuição da Química para a qualidade de vida e sustentabilidade;
5
Facilitar a aproximação da Universidade com os estudantes e professores do ensino médio, especialmente de escolas públicas.
A OQSP destina-se exclusivamente a estudantes matriculados em escolas no Estado de São Paulo e se desenvolve em duas fases, detalhadas a seguir.
Fase I
5 Vias de Acesso: Redação, Seletiva Paulista, TVQ, ORQ e OBQ
1. Redação
1.1. Elaboração, Seleção e Inscrição
[realizada na Escola]
Estudantes do ensino médio ou mesmo talentos do ensino fundamental podem participar com redações individuais ou preparadas em grupos de até 5 membros, situação em que, se a redação for selecionada na Fase I, somente o 1º autor participará da Fase II Final. O tema da OQSP 2026 é “O PAPEL DA QUÍMICA NOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)” e as redações dissertativas-argumentativas deverão estar em conformidade com a Orientação para a Elaboração da Redação (vide modelo para elaboração de redação). Os autores devem dar atenção especial aos seguintes aspectos que serão levados em conta pelos avaliadores: a originalidade das ideias, a observação de experimentos próprios ou em vídeo, a contextualização frente ao(s) ambiente(s) em que o estudante vive, estuda ou visita, a observância do estilo dissertativo-argumentativo, o nível de embasamento, a coerência do texto, a precisão de linguagem e a bibliografia. As redações não devem exceder 4 páginas de tamanho A4 (210 x 297 mm), com margens de 2 cm, espaçamento 1 a 1,5 entre as linhas e fonte de tamanho 11 ou 12. Só poderão ser incluídos desenhos, figuras ou fotos feitas pelo(s) autor(es) ou copiadas de fontes que permitam a reprodução (p.ex., licença CC – Creative Commons, usual na Wikipedia) e que sejam identificadas na redação. Se o texto contiver citações breves “entre aspas”, a referência bibliográfica tem que ser fornecida, tal como para materiais consultados para a elaboração de cada trecho da redação.
Ferramentas de IA generativa podem ser usadas, mas de forma ética e responsável.
Exemplos incluem auxílios opcionais para a exploração de possíveis tópicos de investigação, buscas iniciais por fontes de informação, confirmação da compreensão de um texto complexo ou verificação da gramática e do tom de sua escrita.
Após a elaboração da redação, o estudante (ou grupo) deverá preparar um vídeo explicativo de, no máximo, 1 minuto sobre seu texto e divulgá-lo em redes sociais. O objetivo do vídeo é explicar para o público em geral a importância do tema discutido na redação. Embora o vídeo não seja obrigatório, será utilizado pela comissão organizadora como critério de desempate. O link para tal vídeo deverá ser incluído no site da FUVEST no momento da inscrição. A ABQ-SP não se responsabilizará por problemas técnicos que impeçam a elaboração ou visualização do vídeo.
Cabe aos dirigentes das escolas, com a ajuda do(s) professor(es), especialmente o(s) de Química, promover a divulgação da OQSP, incentivar a participação, proceder à classificação das redações segundo os critérios acima e garantir a inscrição (gratuita) de até cinco redações por escola ou colégio (ou unidade com CNPJ próprio). Destas 5 redações, até três devem ser de estudantes matriculados em 2026 na 2ª série ou anterior e duas de estudantes matriculados em 2026 na 3ª série do ensino médio (ou 4ª do Ensino Técnico).
Antes de efetuar a inscrição, os autores e os responsáveis deverão concordar com os termos do regulamento. Serão aceitas somente redações inscritas e recebidas até a data limite fixada no calendário oficial.
1.2. Seleção de Finalistas
[realizada pela ABQ-SP]
A Comissão Julgadora designada pela ABQ-SP examinará as redações, fará a seleção de 85 redações com autores que, em 2026, estejam na 2ª série ou anterior e 65 de 3ª série (ou 4ª série do Técnico) e destacará de 10 a 20 destas para publicação no site da OQSP. O resultado da seleção de redações será publicado sob forma de lista de 150 autores habilitados para a prova da Fase II Final, sendo que, para redações elaboradas em equipe, somente o 1º autor (autor principal) constante no formulário de inscrição será habilitado para participar da Fase II Final. Atendendo ao regulamento da OBQ, o nome da Escola constante no formulário de inscrição na Fase II Final não poderá ser substituído em caso de transferência do estudante para outra instituição de ensino.
Serão empregadas ferramentas de inteligência artificial para examinar plágios e textos preparados por meio de plataformas de processamento de linguagem, como o ChatGPT.
1I. Seletiva Paulista, TVQ, ORQ e OBQ
Cada uma dessas vias classificatórias apresenta Regulamento Específico.
Fase II Final
Classificação
A relação de estudantes habilitados a participar da Fase II Final será publicada em 2026 no site da OQSP, sendo a lista composta por alunos classificados por 5 diferentes vias:
- Via Redação: 150 estudantes selecionados com base nas redações (85 de 2ª série ou anteriores e 65 de 3ª ou 4ª do Técnico);
- Via Seletiva Paulista: 160 vagas, 90 para alunos de 2ª série ou anteriores e 70 para alunos de 3ª série ou 4ª do Técnico. Para maiores detalhes, consulte regulamento específico;
- Via TVQ: 16 estudantes paulistas indicados pelo Torneio Virtual de Química (TVQ, organizado pelo IQ-Unicamp), sendo que 8 vagas são destinadas a alunos de 2ª série ou anteriores e 8 vagas a alunos de 3ª série ou 4ª do Técnico. Do total de 16 vagas, no mínimo 4 devem ser reservadas para estudantes de escolas públicas;
- Via ORQ: 4 estudantes paulistas indicados pela Olimpíada Regional de Química (ORQ) (FFCLRP-USP).
- Via OBQ: Representantes paulistas que obtiverem as 4 melhores notas na modalidade A da Fase III de 2025.
Estudantes convocados para a Fase II Final por uma via de acesso não concorrerão a vagas pelas demais vias de acesso.
Todos os habilitados interessados em participar da Fase II Final deverão preencher o formulário de confirmação que será enviado aos estudantes classificados por e-mail, no prazo fixado no calendário. Os habilitados que não enviarem o formulário de inscrição até a data estabelecida no calendário estarão eliminados da Fase II Final. Neste caso, serão convocados os alunos na ordem de classificação do grupo em que a vaga ficou ociosa. Ao se inscrever em qualquer uma das vias de acesso à Fase II Final da OQSP, os estudantes, seus responsáveis legais e dirigentes de escola concordam com todos os termos deste regulamento.
Atenção deve ser dada às seguintes observações:
- O deslocamento do estudante e acompanhante ao local da prova na Universidade de São Paulo e a participação na prova e demais atividades se dão por conta e risco do estudante e seus responsáveis legais;
- A Fase II Final da OQSP será realizada em 13 de junho de 2026, servindo de orientação para os estudos os programas apresentados para as modalidades ‘A’ e ‘B’ da OBQ no site da OBQuímica;
- A ABQ-SP e os apoiadores e patrocinadores da OQSP estão autorizados a registrar e divulgar imagens e nomes de finalistas e demais envolvidos no evento, de forma irrevogável e gratuita, por qualquer meio ou forma de comunicação.
- Atendendo ao regulamento da OBQ, o nome da Escola constante no formulário de confirmação de participação na Fase II Final não poderá ser substituído, em caso de mudança de escola do estudante.
Prova de Conhecimento e Raciocínio, Seguida de Premiação
[realizada na USP]
Os estudantes habilitados e que enviarem à ABQ-SP o formulário de confirmação de participação deverão seguir as orientações enviadas por e-mail e comparecer munidos de documento de identidade com foto ao Instituto de Química da USP, Cidade Universitária, São Paulo, na data e horário determinados no calendário e programa da Fase II Final da OQSP. Aos finalistas participantes presentes serão conferidos Certificados de Participação na Fase II Final, extensivos aos coautores (se houver) e professores de Química dos autores de redação. A Fase II Final poderá ser precedida da apresentação de experimentos demonstrativos e/ou vídeos preparatórios para a Prova.
As provas serão corrigidas imediatamente pela Comissão Julgadora, composta exclusivamente por Doutores e Doutorandos em Química ou áreas correlatas. A nota da prova determinará a classificação para a atribuição de medalhas.
Na Prova de Fase II Final da OQSP 2026, será permitido o uso de calculadora não programável. Além de calculadora, o estudante deve portar documento de identidade, régua e caneta de cor azul ou preta. O uso de tabela periódica não é permitido.
Na premiação da OQSP em 2026, serão atribuídas 6 medalhas de ouro, 14 de prata e 30 de bronze aos participantes de 3ª série/4ª do Técnico e 10 medalhas de ouro, 20 de prata e 40 de bronze para os de 2ª série ou anterior, totalizando 120 medalhas. Prêmios acompanharão as medalhas de ouro, inclusive o “Prêmio Prof. Geraldo Vicentini” ao 1º colocado da 2ª série (ou anterior) e o “Prêmio Prof. Ivano Gutz”, ao 1º colocado da 3ª série ou 4ª série do Técnico.
Dois prêmios adicionais serão atribuídos: i) “Prêmio Agilent Meninas Olímpicas” (medalhas e prêmio em dinheiro) para as 5 estudantes que melhor se classificarem entre as de 3ª série (ou 4ª do Técnico) e quantidade igual para as de 2ª série (ou anterior) e ii) “Prêmio Destaque Escolas Públicas” (extensivo ao Professor) para os 3 finalistas oriundos de escolas públicas do Estado de São Paulo que melhor se classificarem entre os participantes de 3ª série (ou 4ª do Técnico) e para os 3 finalistas mais bem classificados entre os de 2ª série (ou anterior).
Premiação especial para os alunos SEDUC vencedores da Seletiva também será feita. As medalhas serão distribuídas da seguinte maneira: 15 medalhas para alunos de 3ª série (3 de ouro, 5 de prata e 7 de bronze), 20 para alunos de 1º e 2ª série (4 de ouro, 6 de prata e 10 de bronze) e 5 medalhas para alunos do 9º ano do ensino fundamental (uma de ouro, duas de prata e duas de bronze), totalizando 40 medalhas.
A ABQ-SP será responsável por inscrever na Olimpíada Brasileira de Química, OBQ, os 120 estudantes que conquistarem medalhas na OQSP (salvo mudanças no número definido pela OBQ), devendo cada um deles, juntamente com seus responsáveis legais, ler atentamente o regulamento da OBQ disponível no site OBQuimica e, se não concordarem integralmente com o mesmo, solicitar à ABQ-SP o cancelamento da inscrição.
Caso seja necessário o envio de relação de estudantes de escolas públicas para a prova da OBQ Fase III, a classificação será feita com base na pontuação obtida na Prova da Fase II Final da OQSP.
Assim como a OQSP, a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) apresenta mais de uma via de acesso. Portanto, caso haja entre os 120 medalhistas da OQSP estudantes já classificados para a OBQ, novos estudantes poderão ser convocados e inscritos no evento.
Cronograma
Observações Importantes
1
A inscrição nas distintas fases da OQSP é gratuita; o deslocamento do estudante e acompanhante ao local da prova na Universidade de São Paulo e a participação na prova e demais atividades se dão por conta e risco do estudante e seus responsáveis legais.
2
As notas das redações não serão publicadas, assim como as notas da prova escrita da Fase II Final. As provas não serão revistas, mostradas aos participantes ou devolvidas.
3
A lista dos medalhistas e premiados, assim como fotos do evento, serão veiculadas no site da OQSP, podendo ser reproduzidas por outros veículos de comunicação, com citação da fonte.
4
As omissões ou dúvidas deste regulamento serão dirimidas pela Comissão Organizadora da OQSP, que também se reserva o direito de alterar datas ou locais, suspender o evento por motivo de força maior e acatar as decisões da OBQ, OIAQ ou IChO que impliquem alterações deste regulamento. As eventuais mudanças, assim como as demais informações, serão divulgadas no site da OQSP.
